Amazon anuncia atualização da Alexa com IA generativa e outros lançamentos
Alexa conversará com mais naturalidade, perdendo seu tom robótico de quase uma década.
Adnews
21.09.2023

Nesta quarta-feira (20), a Amazon revelou uma série de dispositivos novos e atualizados, além de atualizar sua assistente de voz, Alexa, com inteligência artificial generativa para atrair usuários. A novidade foi implementada por conta do crescimento da concorrência entre chatbots, como o Bard, do Google.
Com a atualização, Alexa conversará com mais naturalidade, perdendo seu tom robótico de quase uma década, e responderá perguntas como horário de início de jogos de futebol e ideias de receitas. A assistente também será capaz de compor e recitar poemas, mostrou a empresa no lançamento anual de produtos em Arlington, na Virgínia (EUA).
A Amazon lançou a Alexa em 2014, mas não encontrou um meio consistente de torná-la lucrativa. Em vez disso, levou os compradores ao site da empresa para fazer mais compras. Normalmente acessado por meio de alto-falantes ou televisores habilitados, o serviço fornece respostas faladas às dúvidas dos usuários, como o clima local, e pode servir como um hub para controlar eletrodomésticos. Mas, a empresa pretende mudar essa realidade.
Sediada em Seattle, a Amazon tem trabalhado para animar Alexa, especialmente depois que o ChatGPT, da OpenAI, entrou em cena, em novembro do ano passado, com respostas escritas em formato longo para perguntas complexas. Chatbots semelhantes provocaram agitação entre investidores em startups generativas de IA.