NVIDIA e OpenAI lançam modelos GPT open-source otimizados para rodar localmente em PCs com RTX
Antes disponíveis apenas em data centers na nuvem, novos modelos de IA da OpenAI agora estão disponíveis nos lares com GeForce RTX
Mesmo confinada na casa do Big Brother Brasil 25, a atriz Vitória Strada segue ativa nas redes sociais por meio de uma gêmea digital criada com o uso de inteligência…
Adnews
09.04.2025
Mesmo confinada na casa do Big Brother Brasil 25, a atriz Vitória Strada segue ativa nas redes sociais por meio de uma gêmea digital criada com o uso de inteligência artificial. A ação, inédita em reality shows, foi desenvolvida antes do programa como uma forma de manter a comunicação com o público durante o isolamento.
O projeto é resultado de uma colaboração entre a diretora de criação Brenda Band, a agência nova-iorquina House of Rabbits!, a produtora Vetor Zero/LOBO e a empresa de mídia social Auë. A proposta é utilizar IA para ampliar a presença de artistas e explorar novas possibilidades de engajamento nas plataformas digitais.
Para criar a versão digital da atriz, foram utilizadas dezenas de horas de vídeos e áudios, que serviram de base para o treinamento da inteligência artificial. O modelo foi desenvolvido com técnicas de clonagem de voz, modelos de difusão e ajustes personalizados.
“O objetivo não era apenas criar um clone, mas algo que realmente tivesse a essência da Vitória, que falasse e agisse como ela faria em qualquer situação”, afirma Giovani Ferreira, Diretor de Inovação e Tecnologia da Vetor Zero/LOBO.
O processo foi concluído em dez dias e envolveu curadoria de datasets, automações e recursos generativos para garantir fidelidade na reprodução das expressões da atriz. A proximidade com a artista também foi apontada como um fator importante.
“A proximidade com a Vitória nos permitiu entender profundamente sua personalidade e nuances, o que fez toda a diferença para criar uma versão digital que fosse realmente autêntica, uma extensão da própria Vitória.”, destaca Brenda Band.
A gêmea digital interage com o público em tempo real, comenta o programa, agradece votos, conversa com fãs e participa de outras ativações, como entrevistas e paródias. A estratégia também se mostrou eficaz em termos de alcance.
“A ação não só tem dado aos fãs da Vitória mais razões para votar e torcer por ela no programa, mas também abre caminho para futuras possibilidades no uso de avatares digitais em outros contextos”, diz Daniela Vojta, sócia-fundadora da House of Rabbits!.
De acordo com os organizadores, até a sétima semana do programa, os conteúdos nas redes sociais da atriz já haviam ultrapassado 744 milhões de visualizações. Algumas publicações somaram mais de 5 milhões de views e 250 mil interações, com crescimento de 700 mil seguidores e aumento de 45% em determinadas plataformas.
“Unir inovação e criatividade nesse projeto reforça como conteúdos digitais podem ir além e transformar a comunicação”, explicam Paola Dellazen e Eduarda Guimarães, fundadoras da Auë Agência Criativa.
A iniciativa explora os limites entre tecnologia e entretenimento, e levanta discussões sobre o uso de IA como ferramenta de comunicação pessoal, especialmente em formatos de alto engajamento como os realities.
Veja alguns vídeos da gêmea:
Ver essa foto no Instagram
View this post on Instagram
Antes disponíveis apenas em data centers na nuvem, novos modelos de IA da OpenAI agora estão disponíveis nos lares com GeForce RTX
Estudo com regressão logística identifica quatro perfis de consumidores e oferece insights práticos para marcas e agências agirem com mais precisão estratégica.
A Microsoft divulgou os resultados financeiros do quarto e último trimestre de seu ano fiscal de 2025, registrando uma receita de US$ 76,4 bilhões e lucro líquido de US$ 27,2 bilhões