A presença estratégica da Criteo no evento evidencia o compromisso da empresa com o mercado latino-americano, especialmente o brasileiro, que é considerado prioritário em seu plano de expansão.
“Este é um dos momentos mais importantes do nosso calendário. O Fórum E-commerce Brasil agrega não só na parte comercial, mas também para entendermos como o ecossistema está evoluindo”, afirma Tiago Cardoso, diretor geral da Criteo para a América Latina. “É nossa nona participação, e sempre trazemos nosso pacote completo de soluções para performance, monetização e mídia.”
O poder da IA em campanhas e jornadas de compra
Um dos principais temas da participação da Criteo no Fórum foi a aplicação de inteligência artificial e machine learning para impulsionar resultados reais para marcas e varejistas. Com mais de 18 anos de expertise em algoritmos preditivos, a empresa posiciona a IA como centro da sua plataforma, desde a recomendação de produtos até a geração automática de campanhas.
“A Criteo é uma das pioneiras na utilização de IA. Somos o segundo maior laboratório de R&D da Europa, atrás apenas do Google. Mais da metade dos nossos colaboradores estão dedicados a inovação”, explica Cardoso.
A companhia já trabalha com tecnologias avançadas de deep learning e agora investe também em IA generativa e agentes inteligentes, ampliando a capacidade de personalização e de tomada de decisão em tempo real para campanhas digitais.
Case com a LATAM e dados como motor de estratégia
Durante o evento, a Criteo apresentou os destaques do estudo global “The Spring 2025 Travel Pulse”, com dados de mais de 14 mil viajantes e centenas de parceiros da indústria do turismo. O levantamento mostra que, apesar da inflação, viajar segue como prioridade para os consumidores e o modo como planejam mudou: agora eles gastam mais tempo pesquisando, comparando preços e até pedindo ajuda à IA.
Esses dados foram contextualizados em um case com a LATAM Airlines, mostrando como insights podem ser transformados em estratégias de aquisição, lealdade e conversão.
“A forma de reservar está mudando. As pessoas não querem apenas agilidade, mas inteligência no processo de compra. E a IA tem um papel decisivo nesse novo comportamento”, disse Cardoso.
Retail media: de tecnologia white label à ativação omnicanal
Um dos pilares estratégicos da Criteo no Brasil é a estrutura de retail media, que permite aos varejistas monetizarem seus espaços próprios, físicos ou digitais, ao mesmo tempo em que atraem demanda de marcas em busca de audiência qualificada. A empresa atua em duas frentes: fornecendo tecnologia white label e operando a ativação dos espaços.
“Commerce media nada mais é do que usar todos os ativos do comércio como canal de mídia”, resume Cardoso. “Nós entregamos tanto a infraestrutura para que o varejista opere sua rede de mídia, quanto a demanda que a sustenta. Tudo de forma modular, escalável e adaptável.”
Entre os casos de uso, estão nomes como Walmart México, Uber Eats, BelezanaWeb Comestics App e Época Cosméticos, que utilizam a Criteo para monetizar suas audiências e ativar anúncios com personalização baseada em comportamento.
Além disso, a empresa conecta ambientes on-site, off-site e loja física, possibilitando, por exemplo, campanhas que reconhecem um usuário que pesquisou online e converteu no ponto físico, e vice-versa.
Uma solução democrática, para todos os tamanhos de negócio
Seja para grandes grupos varejistas, agências ou pequenos e-commerces, a Criteo oferece soluções modulares e acessíveis, com opções self-service e níveis de atendimento personalizados conforme o porte da operação.
“Temos uma solução democrática. Desde um pequeno e-commerce até os players mais sofisticados conseguem acessar nossa plataforma e extrair valor das suas audiências”, reforça Tiago.
A presença da empresa no estande contou ainda com ativações interativas, brindes, demonstrações ao vivo e um espaço voltado para mostrar a proposta de valor da marca com o mote “Descubra a Simplicidade”.
- Autor: Alexandre AZEVEDO, Head of Planning & BizDev na aunica