NVIDIA e OpenAI lançam modelos GPT open-source otimizados para rodar localmente em PCs com RTX
Antes disponíveis apenas em data centers na nuvem, novos modelos de IA da OpenAI agora estão disponíveis nos lares com GeForce RTX
O documento traz uma visão abrangente das estratégias, iniciativas e desempenho da empresa em relação aos aspectos ambientais, sociais e de governança, destacando os esforços contínuos para alcançar um crescimento sustentável em meio à rápida evolução da dinâmica do setor e às incertezas geopolíticas.
Pedro Aguirra
14.07.2025
Documento destaca metas ambientais da companhia, incluindo zero emissões líquidas nos Escopos 1 e 2 até 2030 para a divisão de eletrônicos de consumo e até 2050 para soluções de dispositivos
São Paulo, julho de 2025 – A Samsung Electronics divulgou, no final de junho, a edição 2025 de seu Relatório de Sustentabilidade, detalhando as estratégias, iniciativas e resultados relacionados a questões ambientais, sociais e de governança (ESG). O relatório reflete o compromisso da companhia com o crescimento sustentável em meio a mudanças no setor e cenários geopolíticos instáveis.
Entre os destaques, a Samsung reafirma a meta de zerar as emissões líquidas dos Escopos 1 e 2: até 2030 para a divisão Device eXperience (DX), responsável por eletrônicos de consumo, e até 2050 para a divisão de Soluções para Dispositivos (DS), que atua no segmento de semicondutores.
Na divisão DX, a empresa reporta que, até o final de 2024, atingiu 93,4% de uso de energia renovável, por meio de contratos de compra de energia solar em unidades de produção na Coreia do Sul, como Gumi e Gwangju. Além disso, a companhia implementou tecnologias de alta eficiência em sete categorias de produtos, reduzindo em 31,5% o consumo médio de energia desses equipamentos em comparação a 2019.
A companhia também avança na meta de utilizar materiais reciclados em todos os componentes plásticos de seus produtos até 2050. Até 2024, 31% das peças plásticas já continham conteúdo reciclado. Outra frente são os programas de coleta de lixo eletrônico, mantidos em cerca de 80 países, incluindo o Brasil, para fortalecer sistemas de reciclagem e recuperação de materiais.
Na divisão DS, a Samsung relata investimentos contínuos em tecnologias de tratamento de gases industriais e ampliação do uso de energia renovável para alcançar zero emissões líquidas até 2050. Todas as unidades globais da divisão conquistaram a certificação Platinum “Zero Waste-to-Landfill” da UL Solutions, referência internacional em segurança e sustentabilidade. No campo da gestão hídrica, todas as unidades de produção da Samsung na Coreia receberam a certificação máxima da Alliance for Water Stewardship (AWS).
O Relatório de Sustentabilidade da Samsung 2025 integra o esforço global da companhia para atender às expectativas de consumidores, investidores e reguladores em relação a práticas responsáveis e transparentes no setor de tecnologia.
Antes disponíveis apenas em data centers na nuvem, novos modelos de IA da OpenAI agora estão disponíveis nos lares com GeForce RTX
Estudo com regressão logística identifica quatro perfis de consumidores e oferece insights práticos para marcas e agências agirem com mais precisão estratégica.
A Microsoft divulgou os resultados financeiros do quarto e último trimestre de seu ano fiscal de 2025, registrando uma receita de US$ 76,4 bilhões e lucro líquido de US$ 27,2 bilhões