Ministério da Saúde estimula novo hábito para combater Aedes aegypti

O Ministério da Saúde deu início a uma nova campanha de mobilização contra as arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes – dengue, Zika e chikungunya. Assinada pela Nacional Comunicação, o objetivo…

Adnews

16.10.2024

Ministério da Saúde estimula novo hábito para combater Aedes aegypti

O Ministério da Saúde deu início a uma nova campanha de mobilização contra as arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes – dengue, Zika e chikungunya. Assinada pela Nacional Comunicação, o objetivo é mobilizar a população brasileira para que adote o hábito de eliminar os focos do mosquito e faça a sua parte não apenas em tempos de surto, mas o ano inteiro.

O Aedes aegypti continua sendo o principal vilão responsável por surtos dessas doenças que, todos os anos, afetam a saúde pública no país. Com as diversas variações de vírus, o desafio no diagnóstico e tratamento se torna ainda maior. Além de causar sintomas parecidos, a dengue, Zika e chikungunya podem levar a complicações sérias e, em alguns casos, até à morte.

Apesar de muita gente já saber como prevenir, nem sempre isso se reflete em ações práticas no dia a dia. Por isso, o conceito da campanha explora o quanto prevenir é simples e rápido. Em apenas 10 minutos por semana, dá para limpar calhas, tampar caixas d’água, esvaziar garrafas, enfim, eliminar todo objeto dentro de casa que acumule água parada. São 10 minutos na sua rotina que fazem total diferença para eliminar os focos do mosquito.

A campanha será dividida em duas fases. A primeira foca na prevenção, com o mote “Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora”. Já a segunda vai orientar sobre o reconhecimento dos sintomas das doenças, com a mensagem “Tem sintomas? A hora de ficar atento à dengue, Zika e chikungunya é agora”. Com alcance nacional, a campanha tem presença na TV, rádio, internet, redes sociais e em mídia exterior.

O Ministério da Saúde espera que a iniciativa inspire uma mudança de comportamento da população, fazendo com que a prevenção e a atenção aos sintomas façam parte da nossa rotina, ajudando a diminuir os impactos das arboviroses na saúde pública no Brasil.

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
Brasil amplia presença no júri do New York Festivals 2026 | Adnews 25 Anos: O Portal que Narra a Revolução da Publicidade Brasileira | Produka Filmes anuncia chegada da dupla de diretores Murphys ao seu casting | Adobe lança recurso Turntable para revolucionar o design no Illustrator | TikTok Shop comprime jornada de compra e desafia segurança digital no Brasil | Fábrica de Casamentos estreia nova temporada com parceria entre SBT e Disney+ | Campanhas Publicitárias da Copa do Mundo: Estratégias e Impacto no Engajamento Global | KFC Brasil transforma Craque Neto em “Coroneto Sanders” para reinar nas reclamações da Copa 2026 | Cimed investe R$ 200 milhões para transformar a Copa do Mundo em potência de marca e vendas