Jotacom anuncia mudanças na liderança e passa a ter controle total da FSB Holding

Márcio Oliveira, ex-R/GA, chega para dividir a liderança com Jaderson de Alencar; fundador Jurgis Figueiredo segue ligado ao negócio e assume cadeira em conselho estratégico da holding, focado na vertical de publicidade

Pedro Aguirra

07.08.2025

Jotacom anuncia mudanças na liderança e passa a ter controle total da FSB Holding

A Jotacom, agência full service que integra a FSB Holding – maior ecossistema de reputação e comunicação corporativa do país – anunciou uma reestruturação estratégica em sua liderança com o objetivo de acelerar o crescimento da operação. Márcio Oliveira, executivo com trajetória consolidada na publicidade brasileira, passa a ocupar o cargo de Co-CEO da agência, ao lado de Jaderson de Alencar, que tem 13 anos de atuação no grupo FSB.

A mudança acompanha a aquisição de 100% do controle acionário da Jotacom pela FSB Holding. Jurgis Figueiredo, fundador da agência e até então Co-CEO, deixa a operação executiva e passa a integrar o recém-criado conselho de publicidade da holding.

Fundada como uma agência boutique voltada para performance digital, a Jotacom passou por uma transformação nos últimos anos, consolidando-se como uma agência de entrega 360 graus. Desde o início da integração com a FSB Holding, em 2022, a agência saltou de 20 para 200 clientes e triplicou sua receita. No mesmo período, o número de colaboradores cresceu de 80 para 350.

Além de expandir sua atuação para campanhas publicitárias pontuais e contínuas de clientes da holding, a agência vem sendo reconhecida pelo mercado. Em 2025, foi eleita pela quarta vez a Melhor Agência Digital no Agency Scope 2024/2025 e também foi reconhecida como a Melhor Agência do Brasil, com base na avaliação de clientes.

“O mercado sabe que a Jotacom cresceu, mas ainda não dimensionou sua real envergadura. Conteúdo, criação, dados, mídia, performance – a Jota faz tudo isso com consistência, escala e relevância”, afirma Alexandre Loures, sócio-controlador responsável pela área privada da FSB Holding. “A aquisição total da Jotacom e a contratação do Márcio Oliveira como Co-CEO, somados à nossa aposta no negócio de publicidade, são movimentos que comprovam nosso compromisso com a aceleração dessa vertical”, completa Diego Ruiz, sócio-controlador responsável pela estratégia de crescimento da FSB Holding.

Em junho deste ano, a holding também anunciou a aquisição da produtora Santeria, ampliando a atuação no audiovisual com foco em vídeos publicitários.

Com passagem por agências como Lew’Lara\TBWA – onde trabalhou por 18 anos e chegou à presidência –, DM9 e R/GA (onde era Managing Director), Márcio Oliveira traz uma bagagem que alia criatividade, gestão e inovação. Ele passa a atuar em parceria com Jaderson de Alencar, que lidera o processo de integração da Jotacom ao ecossistema da holding.

“Ingressar na Jotacom é, para mim, a convergência perfeita entre duas jornadas que marcaram minha trajetória: o espírito empreendedor, a cultura de construção coletiva e o cuidado genuíno com os clientes que vivi na Lew’Lara; e a inovação como linguagem, a tecnologia a serviço do craft e o rigor estético que experimentei na R/GA. Tudo isso com a força de um grupo do porte da FSB. É nessa interseção, entre afeto pelo ofício e visão de futuro, que acredito – ao lado do Jaderson e de um time maravilhoso – poder contribuir e, sobretudo, continuar aprendendo. Chego com entusiasmo e a certeza de que essa é uma casa onde talento, consistência e ambição caminham juntos”, afirma Oliveira.

Já Jurgis Figueiredo, que liderou a Jotacom por duas décadas, segue vinculado à empresa no novo conselho de publicidade da FSB Holding, que será responsável pelas decisões estratégicas da vertical. Além da Jotacom, esse braço do grupo inclui a FSB Publicidade, a Santeria e a Deck, especializada em marketing de influência.

“É gratificante ver a Jotacom se tornar um dos pilares do maior grupo de comunicação corporativa do Brasil. Tenho orgulho de tudo que realizamos e energia de sobra para continuar contribuindo com o que mais gosto: estratégia, consistência e relacionamento de verdade com nossos clientes”, afirma Jurgis.

ADSPLAY comunica aquisição com campanha institucional | RZK Digital desenvolve inteligência artificial para prever fluxo de passageiros em terminais de ônibus | A MÚSICA COMO LINGUAGEM UNIVERSAL DAS MARCAS | Marcas funcionam como religiões