DaHouse conquista Emmy Sports 2024 com projeto ‘Dreamcaster’

Projeto traz inovação tecnológica para narração de jogos da NBA por jornalista cego.

Adnews

29.05.2024

DaHouse conquista Emmy Sports 2024 com projeto ‘Dreamcaster’

A produtora brasileira DaHouse celebrou uma grande vitória no último dia 20, ao conquistar um prêmio no Emmy Sports 2024, durante a cerimônia realizada em Nova York. A premiação foi concedida pelo desenvolvimento tecnológico de áudio no projeto ‘Dreamcaster’, criado pela agência FCB Nova York para a Michelob Ultra. O projeto usou som, tecnologia e inteligência artificial para permitir que Cameron Black, um jornalista esportivo cego, narrasse uma partida oficial dos playoffs da NBA ao vivo na TV.

O ‘Dreamcaster’ inovou ao transformar a captação binaural de áudio em uma linguagem sonora que fazia Black se sentir dentro da quadra, permitindo que ele percebesse a localização e a natureza de cada jogada. As imagens do jogo foram convertidas em dados transmitidos para um colete e uma mesa tátil em milissegundos, criando um ambiente sensorial completo que permitiu a narração da partida em tempo real.

“Gravamos várias horas de jogos em uma quadra de basquete, posicionando um microfone Sennheiser Ambeo VR em todas as posições possíveis. Isso resultou em milhões de possibilidades de som binaural, fornecendo uma linguagem para que Cameron pudesse literalmente “sentir o jogo”. A experiência final é verdadeiramente extraordinária, transportando qualquer um para o meio da quadra, rodeado pela energia dos jogadores que correm ao seu redor”, destaca Lucas Mayer, sócio e diretor musical da DaHouse, que possui escritórios em São Paulo, Los Angeles e Berlim.

Esse reconhecimento complementa um ano de conquistas para a DaHouse. No início deste mês, a produtora foi nomeada Music and Sound Company of the Year no ADC Awards e foi a segunda mais premiada do mundo no One Show 2024. Além do Emmy, ‘Dreamcaster’ também conquistou o Grand Prix de Entertainment Lions for Sport do Cannes Lions 2023. Confira a produção abaixo.

 

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens

ADSPLAY comunica aquisição com campanha institucional | RZK Digital desenvolve inteligência artificial para prever fluxo de passageiros em terminais de ônibus | A MÚSICA COMO LINGUAGEM UNIVERSAL DAS MARCAS | Marcas funcionam como religiões