Cannes Lions homenageia Brasil e Olivetto

O Cannes Lions anunciou que o Brasil será reconhecido como o primeiro país a receber o prêmio Creative Country of the Year. Esta é uma premiação anual que destaca o…

Adnews

26.03.2025

Cannes Lions homenageia Brasil e Olivetto

O Cannes Lions anunciou que o Brasil será reconhecido como o primeiro país a receber o prêmio Creative Country of the Year. Esta é uma premiação anual que destaca o compromisso excepcional e duradouro de um país com a criatividade, que impulsiona o progresso e o crescimento.

Como parte dessa homenagem, o Festival de 2025 contará com uma série de exibições criativas brasileiras, eventos comemorativos, palestras dedicadas e ativações lideradas por brasileiros pela cidade de Cannes, incluindo o retorno do FilmBrazil, que promoverá um evento de networking e reunirá a comunidade brasileira e global para celebrar a criatividade brasileira.

O prêmio LIONS Creative Country of the Year para o Brasil será apoiado pelo Estadão, que celebra 150 anos de existência e quase 25 anos como representante oficial do Cannes Lions no Brasil.

Simon Cook, CEO do LIONS, afirmou: “O prêmio Creative Country of the Year vai homenagear países que demonstraram sucesso consistente no Festival. Como uma comunidade global de mais de 90 países, nosso objetivo é reconhecer aqueles que têm mostrado um compromisso contínuo com a criatividade como um motor de crescimento econômico, oferecendo inspiração sem fronteiras por meio de sua liderança criativa.”

O Brasil tem superado constantemente os países com mercados publicitários muito maiores, com expectativas de que essa tendência continue. De acordo com dados da WARC, o investimento publicitário brasileiro deverá crescer 7,9%, alcançando R$ 93 bilhões em 2025. A dedicação do Brasil à criatividade é também evidenciada pelo lançamento do Brasil Criativo, um conjunto de diretrizes para a Política Nacional da Economia Criativa, com o objetivo de consolidar a economia criativa como um motor estratégico para o avanço social, econômico e cultural do país.

Marilia Marton, Secretária de Cultura, Economia Criativa e Indústria do Estado de São Paulo, comentou sobre a criatividade brasileira: “A criatividade é uma força fundamental para a inovação e transformação, essencial para encontrar soluções, inspirar mudanças e construir um futuro mais justo e sustentável. Ela surge da nossa capacidade de pensar além das fronteiras e reinventar realidades. Como disse Washington Olivetto, figura proeminente da publicidade brasileira, ‘não existe criatividade sem paixão’. No Brasil, essa paixão é ainda mais poderosa, refletindo nossa diversidade cultural e a maneira única com que enfrentamos desafios.”

A VP de Festivais do LIONS, Thea Skelton, falou sobre a honra: “O prêmio Creative Country of the Year homenageia o impressionante histórico do Brasil no Cannes Lions e sua capacidade de gerar inspiração que ressoa mundialmente. Como parte de nosso compromisso contínuo de trazer novas vozes à conversa criativa global, os delegados brasileiros terão a oportunidade de presentear um colega brasileiro, que nunca tenha participado do Festival, com um ingresso gratuito – permitindo que novos talentos experimentem a inspiração e o impacto duradouro do Cannes Lions pela primeira vez.”

O Brasil conquistou seus primeiros Lions no Festival de 1971, com dois Bronze Lions para Cinema e um Silver Lion para Televisão. Em 1975, trouxe para casa seus primeiros Gold Lions, e em 1993 recebeu seu primeiro Grand Prix pela campanha “A Dieta do Guaraná”, criada pela DM9 para a Guaraná Antarctica. Desde então, o Brasil conquistou 1911 Lions, dos quais 20 foram Grand Prix.

Em 1972, um dos nomes mais importantes da publicidade brasileira, Alex Periscinoto, foi o primeiro jurado brasileiro do Festival, e Christina Carvalho Pinto, a primeira mulher a liderar uma corporação multinacional de comunicação na América Latina – o Young & Rubicam Group – foi a primeira mulher brasileira a atuar como jurada no Festival em 1990. Até hoje, mais de 400 brasileiros serviram como jurados do Cannes Lions. O brasileiro Marcello Serpa foi responsável por trazer o primeiro Grand Prix da América Latina e foi homenageado com o prestigiado Lion of St Mark em 2016.

Washington Olivetto, que infelizmente faleceu em 2024, foi o “Padrinho” da publicidade brasileira e vencedor do primeiro Gold Lion do Brasil, além de mais de 50 Lions ao longo de sua carreira. Para reconhecer o incrível impacto e legado de Olivetto na indústria brasileira, uma homenagem especial será feita a ele durante o Festival. O diretor de TV e amigo de Olivetto, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, comentou: “Washington Olivetto simplesmente mudou a história da publicidade no mundo.”

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
Brasil amplia presença no júri do New York Festivals 2026 | Adnews 25 Anos: O Portal que Narra a Revolução da Publicidade Brasileira | Produka Filmes anuncia chegada da dupla de diretores Murphys ao seu casting | Adobe lança recurso Turntable para revolucionar o design no Illustrator | TikTok Shop comprime jornada de compra e desafia segurança digital no Brasil | Fábrica de Casamentos estreia nova temporada com parceria entre SBT e Disney+ | Campanhas Publicitárias da Copa do Mundo: Estratégias e Impacto no Engajamento Global | KFC Brasil transforma Craque Neto em “Coroneto Sanders” para reinar nas reclamações da Copa 2026 | Cimed investe R$ 200 milhões para transformar a Copa do Mundo em potência de marca e vendas