Brasil soma 61 Leões em Cannes 2026
Delegação brasileira acumula 13 Ouros até o penúltimo dia do festival na Riviera Francesa, registrando um volume total de prêmios 27% menor em comparação ao desempenho do ano anterior
25.06.2026

Nesta quinta-feira, 25 de junho, penúltimo dia de premiações do 73º Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, o mercado publicitário brasileiro conquistou 15 novos Leões, sendo 3 de Ouro, 5 de Prata e 7 de Bronze. Com esses resultados, o desempenho consolidado da delegação do País atinge a marca de 61 troféus (2 Grand Prix, 13 Ouros, 20 Pratas e 26 Bronzes).
O volume atual representa uma retração de 27% na comparação histórica com o mesmo período da edição de 2025, quando o mercado nacional contabilizava 84 Leões (já descontando os 12 troféus da DM9 que foram cassados ou devolvidos). O festival na Riviera Francesa encerra sua programação oficial nesta sexta-feira, 26 de junho, com a revelação dos vencedores das últimas categorias regulamentares.
Os Ouros da Rodada e Cases de Destaque
A AlmapBBDO despontou como o principal destaque brasileiro do dia ao faturar um Ouro, uma Prata e dois Bronzes. A agência conquistou o metal dourado, a prata e um bronze com o case “Pedigree Caramelo” na categoria Creative Effectiveness (subcategorias Consumer Goods, Single Market e Creative Effectiveness for Good). O projeto — que já havia sido vencedor de Titanium Lions em 2025 — atua na transformação da imagem do cão vira-lata em símbolo oficial de adoção de animais e propõe sua elevação a patrimônio cultural brasileiro. O trabalho garantiu ainda um Bronze adicional em Brand Experience & Activation.
O segundo Leão de Ouro foi concedido à LePub São Paulo pelo projeto “Could have been a Heineken” (“Podia ser uma Heineken”), inscrito na categoria Brand Experience. Desenvolvida em parceria direta com o escritório da rede em Milão, a din âmica estimula os consumidores a migrarem de conversas por áudios longos no WhatsApp para encontros reais em bares. A ativação também garantiu um Bronze na mesma vertical.
O terceiro Ouro nacional foi conquistado pela Droga5 com a ação “Cif clean my name” para a marca de produtos de limpeza Cif, em Brand Experience & Activation. A estratégia — focada em serviços de reputação de crédito — rendeu também uma Prata e um Leão de Bronze na área de Creative Commerce.
Outras Premiações do Mercado Nacional
O desempenho das agências brasileiras nas categorias técnicas e de impacto social também incluiu os seguintes resultados:
Beta Collective: Conquistou duas Pratas com o projeto “Código de Defesa e Inclusão do Consumidor Negro”, desenvolvido para a marca L’Oréal Luxe. A ação estabeleceu novos protocolos de treinamento e atendimento em pontos de venda físicos para combater práticas de racismo e preconceito de consumo, pontuando nas categorias Creative Business Transformation e Luxury.
VML São Paulo: Garantiu uma Prata e dois Bronzes na categoria Brand Experience & Activation. A Prata foi obtida com “The last Coke in the desert”, cocriação internacional com os escritórios de Nova York e México para a Coca-Cola. Já os Bronzes foram distribuídos para as campanhas “The Shakespeare Bic” e “You must love Coke” (este último em parceria com VML NY, Grey NY e Grey Argentina).
Ogilvy: Conquistou um Leão de Bronze na categoria Creative Commerce com o projeto “An agent ‘como a gente’”, marcando a estreia da agência no quadro de medalhas da edição de 2026.
Perspectivas para o Encerramento do Festival
A organização do Cannes Lions revelará nesta sexta-feira os vencedores das últimas cinco categorias de prestígio: Glass: The Lion for Change, Sustainable Development Goals, Film, Dan Wieden Titanium Lions e o prêmio social Grand Prix for Good. O Brasil não possui finalistas na categoria Titanium em 2026, mas mantém chances de premiação nas seguintes frentes:
Glass (2 finalistas): Concorrem os cases “Nigrum Corpus” (da Artplan para Idomed e Instituto Yduqs) e o “Código de Defesa e Inclusão do Consumidor Negro” (da Beta Collective para L’Oréal Luxe).
Film (1 finalista): A AlmapBBDO disputa com o filme “Despedidas”, produzido para O Boticário.
Sustainable Development Goals (1 finalista): A agência Ampfy é a única representante brasileira com a campanha “The missing portraits” (“Desaparecidos”), realizada para a marca de laticínios Piracanjuba.
Pelas regras oficiais de pontuação do comitê do Cannes Lions, os créditos de agências são compartilhados e divididos igualmente entre escritórios ou holdings que registraram coautoria ou inscrição conjunta de uma mesma campanha.
INBOX
Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.