Volkswagen e a polêmica do gato preto

05 de fevereiro de 2013 · Atualizado às 10h22
Compartilhe:

Um comercial criado pela Almap BBDO para a Volkswagen criou polêmica nas redes sociais nesta segunda-feira, 4. O anúncio mostrava uma pessoa estacionando um carro vermelho e sugeria que objetos de “sorte” e dispositivos de segurança do veículo teriam ajudado o motorista a estacionar em um local difícil. No final, um gato preto pula no capô, indicando que não dava para ter sorte o tempo todo.

 
Donos de gatos e protetores de bichos de estimação acharam que o vídeo era uma forma de estimular maus-tratos contra o animal retratado. Páginas do Facebook como a "Apaixonado por Gatos" se prontificaram a defender o bichano.
 
"Gostaria de demonstrar minha raiva e decepção com a empresa em relação ao comercial mencionando o Gato Preto como objeto de azar", disse uma consumidora em postagem num site de reclamações.
 
"Não é porque vivemos num país democrático que temos que achar normal o desrespeito com os animais, o que mostrou a Volkswagen com esta propaganda", vociferou outra na própria fanpage da montadora alemã.
 
As reclamações surtiram efeito e a Volkswagen do Brasil emitiu nota esclarecendo que o comercial de varejo denominado "Superstição" será retirado do ar nesta quarta-feira, 6, "em respeito e atendimento às manifestações acerca do tema. Em nenhum momento, no comercial, a Volkswagen quis estimular/sugerir qualquer tipo de desrespeito aos animais", explicou a empresa.
 
O interessante nesta história é que o tal gato preto, motivo da discórdia aqui apresentada, já protagonizou diversas peças publicitárias. O Adnews relembra algumas delas abaixo.
 
Itaú Seguros
"Hoje é sexta-feira 13 e um gato preto acaba de cruzar o seu caminho. Melhor sair de casa com Itaú Seguros".
Criação: DM9DDB
Data: 1998
 
Federação Europeia de Vítimas da Estrada
"O álcoól ainda lidera a causa de má sorte em nossas estradas. Não beba e dirija."
Criação: DraftFCB de Lisboa, Portugal
Data: 2009
 
Seguro de carros norueguês
"Tem dias você desejaria ter um seguro de carro melhor."
Criação: Kitchen/Leo Burnett de Oslo, Noruega
Data: 2009
 
Redação Adnews

Comentários ()


Receba notícias no seu e-mail