PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

São Paulo 09/02/2010 - 14:08

"É difícil pensar no Brasil sem as novelas"

15/06/09


Em reportagem publicada na semana passada, o jornal americano The Washington Post avaliou as novelas brasileiras e a forma como elas impactam nos hábitos dos brasileiros.

Segundo o texto, "as novelas criam moda no Brasil. Depois de 'O Clone', atração gravada no Brasil e em Marrocos que foi ao ar em 2001, a dança do ventre virou febre. As mulheres brasileiras começaram a usar flores amarelas nos cabelos após uma personagem aparecer assim na novela 'Quatro por Quatro". A reportagem ainda cita que a atual novela das 20h da TV Globo, "Caminho das Índias", popularizou os costumes indianos no Brasil.

O impresso americano entrevistou Antonio La Pastina, professor de uma universidade do Texas, entre outros pesquisadores do tema, para avaliar o impacto das novelas na vida dos brasileiros. "As novelas se tornaram uma parte importante da fábrica da cultura brasileira. É difícil pensar no Brasil contemporâneo sem pensar nas novelas", diz o estudioso.

O WP também mostrou o outro lado. Entrevistou  Luis Erlanger, diretor de Comunicação da Globo, que contrapôs a influência determinante do produto nos hábitos da sociedade. "Sabemos da seriedade do trabalho deles [os pesquisadores], mas há um erro fundamental. Imaginar que as pessoas seguem tudo aquilo o que a novela mostra diminui a capacidade de livre arbítrio do povo. Chega a ser antidemocrático", diz Erlanger.

Análise

Há cerca de um ano, o domínio da TV Globo e influência sobre os brasileiros também era tema de análise de um importante jornal: o Financial Times.

Em reportagem especial, o jornal traçava um panorama sobre a televisão brasileira. O texto sobre os últimos 30 anos ressalta o domínio da TV Globo e o fato de a emissora ter ter feito sucesso ao manter a estrutura de sua programação noturna quase que inalterada por três décadas.

A fórmula a qual o "FT" se refere vai ao ar das 18h às 22h,  de segunda a sexta-feira. A emissora apresenta novela, noticiário local, novela, noticiário nacional e novela. Este último, gênero detalhado pelo jornal como o conteúdo que lida com questões de preocupação diária dos telespectadores, como criminalidade.

A publicação inglesa reconhece a maquiagem contida nas atrações globais.  “Exceto que nada é bem o Brasil, porque tudo é um pouco melhorado, se não muito, e menos alarmante do que na vida real. Os pobres especialmente se saem muito melhor no mundo da Globo do que no mundo real. São mais bem alimentados, mais bem vestidos, se dão melhor com seus patrões de classe média e moram em favelas -onipresentes nas cidades brasileiras- tão maquiadas que deixam a coisa real literalmente na poeira”, diz o texto.

Com informações da Folha Online

Redação Adnews

 

Envie um comentário

Henrique D'Agostini - 16/06/09
Que ótima noticia, com a ausência da corrosão cerebral, quem sabe passemos a inclusive aprender o português de uma forma mais correta e menos coloquial, já que é uma língua para poucos no Brasil com alguns posts que vemos no dia a dia! Novos formatos para as velhas evidências da vida. Como publicitário, sempre enxerguei a necessidade da "ação e reação" ou "emissor - receptor" em duas vias, vai e volta. Por natureza o ser humano tem como necessidade a comunicação e na prática com o rádio poderia ter tido sua primeira versão do que hoje é a internet 2.0 (já que a 1.0 não possuia todos os recursos interativos) a televisão (e seus velhos comandantes) tem desperdiçado a cada ano que passa a chance da sobrevida e tendem a morrer (pelo menos diante do que são hoje).

Kola - 16/06/09
simulacro, anestesia mental. A vida de verdade é muito dura, prefiro uma tela. Pq sou brasileiro, e sempre desisto do nunca, ultrapasse a diante.

Eduardo M - 16/06/09
É inegável! As novelas da Globo como nenhuma outra emprestam e lançam muitas modas em suas novelas que nenhuma emissora, mesmo com sucesso tamanha em outras novelas conseguiu ( Xica da Silva, Éramos Seis, Pantanal, etc) pelo menos que eu lembre. Acho que o ponto chave na verdade é que as novelas globais ( seus autores ) conseguem ?rebuscar a realidade? e deixá-la ao alcance de todos. É uma espécie de percepção aguçada sobre o que as massas desejam, que justifica que essa realidade seja modificada sem se tornar ?clichê? mas beirando o estereotipo, apenas uma moda, muitas vezes passageira, que envolve enquanto existe.

joão lourenço - 15/06/09
Meus Deus do céu o mundo vai acabar!!!!!Tai uma coisa que os Zumbis devem estar encucados .Sera que este sujeitinho deste tal jornalzinho "Washington Post "conhece o Brasil ,ué existe a Record tambem!!tambem se faz "novelas" lá. É meus amiguinhos esta apresentado mais um fato real que aquela frase em que o Bispo Macedo se inspirou"E a Globo fez da tv brasileira a sua imagem",e nem bem a semana começou .rss abraços amiguinhos

Fabio - 15/06/09
Pois eh meu colega, acho que a Record tem novela sim, mas elas até agora não lançaram moda nenhuma, não que eu saiba, sinal que elas não são tão boas assim. Afinal até agora eu não vi ninguem sair na rua vestido de lobisomem ou extraterrestre.. ah ja vi alguns andando por aí com metralhadoras, mas está é uma outra, novela, ou melhor, história... rs

joão lourenço - 15/06/09
Até o momento so se pode dizer que na questão jornalismo a Record esta dando um banho em informação ,hoje o jornalismo da Rede Globo esta lento demais ,mas ainda sim tem excelência das fontes é a audiência habitual,mas precisa ser melhorado .Ate aqui é assim ,pois é um vespeiro qualquer Bispo interferir no jornalismo da Record pois o feitiço pode virar contra ,vcs estão me entendendo muito bem!!!

Raíssa - 15/06/09
Sr, Lourenço. Sim a globo gera modismo, tem muita gente ficando louca, até adorando Ratos, vacas. no caso do senhor creio que sua moda é loucura, a moda da Globo pega mesmo, o senhor esta a caminho da Morte mental.

Renato - 15/06/09
O que tem a ver a Record??? a matéria se refere a Globo!!! como suas "atrações" influenciaram e continuam a influenciar a cabecinha da população. Para mim defender esse veiculo é ser zumbi, não leitor.

joão lourenço - 15/06/09
Raissinha ,como vc esta querida,o templo ta limpo ??Mas então menina falas de ratos ,ratos me lembram que roem ,fogem e se escondem ,agem as escondidas ,formam grupos com facilidade e seguem um lider .me ajude a lembrar o que parece esta metafora!!!rss beijos menina ,abraços aos Zumbis!!!!!!

pombinha branca - 15/06/09
Oi irmãos,que lugar bacana pra fala de teve ,fico gratisficada di entra asim e pode fala o que achu da minha teve prefedida.Perai,ata entaum amo a Recorde porque eh la qui faiz novela di verdade ,fiquição pura ,muita assão e tiros,porradas ,palavras de baixo escalão e tantos tiros de fusivel que ate minha teve furou o vidro,mas meu guia diçe pra eu escrever cartinha pra seita que midão outra.AMU A RECORDE E PRONTO











TV

Cultura










» Enquete

Você acha R$ 29,80 mensais um preço popular para banda larga?

  • Sim
  • Não


» Mídia Indoor

 

Elemidia inaugura operação no Shopping Pátio Paulista

Na corrida para consolidar a meta de crescer 70% até o final deste ano e ampliar presença em seus ambientes de atuação, a líder brasileira em mídia

Elemidia anuncia novo diretor comercial e resultados de 2009

São Paulo, 04 de fevereiro de 2010 - A Rede Elemidia inicia 2010 otimista. Em seu primeiro balanço mensal, a líder brasileira em mídia digital out of

Circuito Digital leva Café Pilão para complexos de cinema

De acordo com o diretor comercial da Circuito Digital, André Porto Alegre, a ação deve reforçar a marca e evidenciar o novo sabor

PUBLICIDADE



PUBLICIDADE


Adnews   AdnewsTV Redação   Comercial
PUBLICIDADE ARTIGOS ÚLTIMOS VÍDEOS Adnews Web
MÍDIA GENTE CAMPANHAS
TECNOLOGIA EVENTOS EVENTOS
INTERNET GAMES ENTREVISTAS
NEGÓCIOS TV REPORTAGENS
RÁDIO CULTURA + ASSISTIDOS
MÍDIA INDOOR OUTRAS NOTÍCIAS BLOG ADNEWSTV
TELECOM