Audiência das marcas nas redes sociais no 1º semestre de 2013

05 de Agosto de 2013 · Atualizado às 16h36
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Audiência das marcas nas redes sociais no 1º semestre de 2013 (Reprodução)

No balanço semestral do indexSocial, ferramenta que mensura a performance das marcas no Facebook, Twitter e YouTube, observa-se um crescimento de 43,2% na audiência das três plataformas durante o 1º semestre de 2013 em comparação aos últimos seis meses do ano passado. O fenômeno é reflexo de um crescimento constante das redes sociais, em especial do Facebook, que vem atraindo cada vez mais as marcas como canal de comunicação com seus consumidores e fãs. 

O indexSocial monitora atualmente mais de 700 marcas nas redes. O volume de interações entre essas marcas e seus fãs, seguidores e assinantes teve um aumento de 10% no primeiro semestre de 2013, média muito próxima a do semestre anterior.  Se em 2012 o indexSocial mostrou que as marcas estavam aprendendo e investindo na interação nas redes sociais, esse resultado ratifica que essa conversa está ativa. Os consumidores estão abertos a essa interação, o que requer investimento em conteúdo para manter os canais relevantes.   

Audiência - No ranking que avalia os perfis com mais fãs, seguidores ou assinantes, Dafiti foi a companhia que mais se destacou no semestre: a marca ganhou 5,7 milhões de novos fãs desde dezembro de 2012 até junho desse ano, e ocupa a terceira posição no top 10 de audiência. Guaraná Antarctica foi a segunda marca que mais cresceu com a aquisição de 3 milhões de fãs no período, mantendo-se como líder absoluta em audiência nas redes sociais. Brahma Futebol (soma de todas as fanpages de futebol de Brahma) cresceu timidamente (583 mil novos fãs), mas ainda assim ocupa a quinta posição. Completam a lista: Skol (2ª), Hotel Urbano (4ª), Lacta (6ª), Claro Brasil (7ª), L’Oreal (8ª), Itaú (9ª) e Cerveja Bohemia (10ª). 

Engajamento - Ao considerar a média de engajamento do 1º semestre de 2013 contra o 2º semestre de 2012, o indexSocial registrou uma ligeira queda na média diária de 0,4% para 0,3%. Brahma Futebol segue líder nesse semestre com a variação mais positiva do ranking. Guaraná Antarctica, que no 2º semestre de 2012 ocupava o segundo lugar, sai do top 10 de engajamento após registrar uma queda de 1,9% para 0,4% no período.

O ranking desse segmento é dominado por marcas de moda e bebidas alcoólicas, mas nesse semestre conta com duas companhias de bens de consumo. O top 10 de engajamento segue com Arezzo (2ª), Use Huck (3ª), Melissa (4ª), Stella Artois Brasil (5ª), Lojas Renner (é a sexta colocada e a única além de Brahma Futebol que registrou variação positiva de engajamento entre os semestres), Activia Brasil (7ª), Brahma (8ª), Magazine Luiza (9ª) e Chiclets (10ª).

Share de engajamento – Brahma Futebol também é líder nessa avaliação ao concentrar a maior parte de todas as interações medidas pelo indexSocial. A marca registrou um aumento de 37% para 46% das interações no semestre. Destaque também para a Arezzo. A marca de calçados femininos cresceu 150% em volume de interações com os consumidores no período e ocupa a quinta posição no top 10. O ranking de share de engajamento segue com Skol (2ª), Guaraná Antarctica (3ª), Stella Artois Brasil (4ª), Lacta (6ª), Hotel Urbano (7ª), Melissa (8ª), Brahma (9ª) e Use Huck (10ª).

Redação Adnews

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